Headlines

mualaf

soccer

Culture

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=ujposts2\"><\/script>");
» »Unlabelled » A IGREJA E A COMUNICAÇÃO

Na igreja, o altar comunica. As roupas comunicam. A organização dos bancos e dos outros móveis comunica. O olhar dos membros para com o visitante comunica. A música comunica. A limpeza das áreas comuns, inclusive banheiros, comunica. A mensagem pastoral comunica, ainda que cada vez menos. O boletim tenta comunicar. Tudo na igreja é comunicação.

Essa realidade é percebida por todos os líderes que buscam o crescimento sustentado de sua comunidade de fé. A migração eletrônica e midiática de muitas denominações demonstra que às vezes é possível ser uma igreja de um só ou poucos templos e contar com centenas de milhares de fiéis, muito mais do que os que freqüentam semanalmente os espaços dedicados aos cultos e outras reuniões. Se isso é bom ou não só é possível avaliar pelos frutos que permanecem, não apenas numéricos, mas conforme orientado pela Bíblia.

Ainda há muitos pastores que acreditam erroneamente ser a sua palavra obrigatoriamente o centro da liturgia. Permanece a ilusão que essa mensagem é suficiente, em meio à cacofonia de manifestações religiosas contraditórias que as pessoas estão sujeitas no seu dia-a-dia. Pior ainda, se encontram líderes eclesiásticos que lidam com sua vocação de forma burocrática, sem dedicar tempo à visitação durante a semana, atendimento pastoral em horário comercial e mesmo em fazer contatos telefônicos nos momentos de maior significado na vida dos membros.

Saber dominar os canais possíveis de comunicação e envolver a liderança laica nos esforços de comunicar é algo essencial para frutificar nos dias atuais. Imaginar que ficar fora da Internet não faz diferença é correr o risco de ver aumentar a faixa etária média dos membros com poucas possibilidades de renovação. Não treinar alguém da secretaria ou a si mesmo no uso das ferramentas sociais de interação, utilizando-se do computador para produzir desde malas diretas até blogs é certeza de perder pouco a pouco a capacidade de influenciar seu rebanho de forma mais efetiva.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply